ASSOCIAÇÃO GAROTOS DA NOITE - AGN

AQUI VC PODE DEIXAR EFAZE SUAS PERGUNTAS SOBRE LGBT PVHA REDUÇAO DE DANOS E OUTROS QUE EU LHE REPONDEREI AINDA HOJE

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

B parada GAY 2010

Encontro Nacional de Prevenção junto aos Trabalhadores do Sexo Masculino - Entrasex

O Departamento de Aids/DST/HV do Ministério da Saúde realiza de 25 a 27 de agosto de 2010, o “Encontro Nacional de Prevenção junto aos Trabalhadores do Sexo Masculino – Entrasex, em Brasília – DF.


O encontro pretende envolver trabalhadores sexuais masculinos – TSM , ativistas de ONG que atuem na prevenção junto a este público e gestores nacional, estaduais e municipais da Aids, de todas as regiões do país.

O Encontro Nacional de Prevenção Junto aos Trabalhadores do Sexo Masculino – Entrasex inicia uma trajetória de iniciativas voltadas para o desenvolvimento de ações do Plano Nacional de Enfrentamento do HIV, DST, HV junto aos Homens que fazem sexo com homens (HSH), especialmente os Trabalhadores do Sexo Masculino (TSM).



São poucas as iniciativas de atuação direta de prevenção junto ao segmento de TSM no Brasil. A participação direta de atores sociais deste segmento na formulação de políticas de prevenção de DST Aids HV é praticamente nula no País.



O estigma, o preconceito, o machismo levam à invisibilidade deste segmento social, tornando-os mais vulneráveis a infecção pelo HIV DST HV. O uso abusivo de drogas licitas como álcool, tabaco, Viagra, Ciallis e Ilícitas como maconha, craque, cocaína, esteróides, anabolizantes, anfetaminas) acrescem ainda mais os riscos desse público se infectar com as DST HIV e HV.



O combate à repressão policial junto aos TSM, o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, o combate ao trafico de seres humanos, especialmente para fins de prostituição, são alguns temas que precisam ser debatidos e incorporados numa ação de interface entre a saúde e a segurança pública como forma de garantir o cumprimento das leis (Estatuto da Criança e Adolescente, Código Penal, etc.) e o direito de cidadania e dignidade dos TSM.



Outro aspecto importante é o desconhecimento dos direitos legais dos TSM no Brasil como o código de classificação de ocupações do Ministério do Trabalho que garante o exercício profissional, o direito a aposentadoria, auxilio doença, entre outros. Por fim, o aumento de assassinatos de clientes ( gays e bissexuais ) por TSM diante da homofobia internalizada que predispõe ainda os homens que fazem sexo com homens ao risco acrescido de manter relações sexuais desprotegidas.



O Entrasex deverá buscar respostas, numa consulta nacional, para questões como a identidade social, profissional e sexual dos TSM; o território de trabalho e de sociabilidade deste grupo social; a legalidade da profissão e o combate às ilegalidades do mundo da prostituição; segurança no trabalho, fidelização de clientela, redução de danos e novas abordagens para a prevenção das DST, HIV e HV.



Objetivos



O Entrasex trará os seguintes enfoques:



Garantir um espaço para a convivência e troca de experiências entre trabalhadores do sexo masculino, gestores da política de Aids , Ativistas de Ongs , profissionais e parceiros envolvidos na luta contra a AIDS, de todas as regiões do Brasil;
Contribuir para que os TSM descubram possibilidades de atuação frente aos desafios locais e para que possam conhecer e se articular com outros TSM e com as redes já existentes de luta contra a AIDS;
Conscientizar os TSM a respeito da importância de conhecerem e lutarem pela defesa dos direitos humanos, sexuais, trabalhista,do Estatuto da Criança e do Adolescente e outros.
Articular e encaminhar as ações da Rede de TSM -Retrasex para o ano de 2010/ 2011 a partir dos resultados e encaminhamentos do I Entrasex, dentro do contexto do plano nacional de enfrentamento das DST HIV AIDS HV junto aos Homens que Fazem Sexo com Homens.
Propiciar um espaço que estimule a interface entre os Ministérios da Saúde, Justiça , Trabalho, Assistência Social para a garantia dos Direitos Humanos e a promoção da saúde dos TSM..
Trabalhar as pluralidades existentes dos TSM , levando em consideração, raça, orientação sexual, regionalidade , classe social , nível de escolaridade, entre outros.